sexta-feira, 8 de maio de 2009

Punção Venosa Periférica - Abocath


MATERIAL:

- Um par de luvas de procedimento;

- Uma seringa de 10 mL com ABD;

- Um infusor duas vias;

- Um garrote;

- Bolas de algodão embebidas em solução anti-séptica ( PVPI alcoólico ou álcool à 70%);

- Fita adesiva ( esparadrapo, micropore ou curativo transparente);

- Uma bandeja ou uma cuba rim;

- Cânula sobre agulha números 18, 20, 22 ou 24;

Observação: Escolher um número da cânula sobre agulha adequado para o calibre da veia.


PROCEDIMENTOS:

A técnica de punção é a anterior, com angulação de 15º e agulha com bisel para cima.

- Ao penetrar no interior da veia, veremos que reflui sangue no dispositivo transparente (canhão) do abocath.
- Segura-se o mandril e empurra-se o cateter para o interior da veia até fique complemente introduzido.
- Retira-se o mandril, comprimindo-se a ponta do catéter, sobre a pele, impedindo ou diminuido o refluxo de sangue;
- Conecta-se ao equipo de soro através de uma torneira de 3 vias ou similar.
- Após a punção, deve ser feito o teste de refluxo, para evidenciar que realmente o cateter está no interior do vaso e, então, inicia-se o gotejamento do soro e fixação do acesso.

VENÓCLISE



Tipos de Dispositivis Intravenosos


Fonte: PDAMED e Blog Enfermagem

25 comentários:

  1. Adorei esses videos,pra mim que estou fazendo curso de enfermagem!Aprende a teoria mais,agora vendo esses videos fixo muito mais do que eu aprendi!Adorei muito msm,vcs estão de parabéns.Gostaria de ver mais tudo sobre a area da saude.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do vídeo, mas acho importante colocar, ou falar que deve-se completar o equipo com o soro, ou a solução que será infundida no paciente...

    ResponderExcluir
  3. adorei esse video ,,gostaria que vcs me mandassem por e-mail tudos esses vidios.....meu e-mail é rosanetecnico@yahoo.com.br

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! gostaria que enviassem para meu e-mail todos os videos referentes a procedimentos de enfermagem, estou fazendo estágio de técnico de enfermagem e preciso recordar esses procedimentos que tive na prática. tereguimaraes@yahoo.com.br
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE ATUALMENTE OS HOSPITAIS ESTÃO FAZENDO PROTOCOLOS QUANTO O TIPO DE ANTISSÉPTICO USAR PARA FAZER A ANTISSPESIA. ANTES DE QUALQUER PROCEDIMENTO SEMPRE FAZER A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS. ESSA É NOSSA LUTA.....

    A ENFERMAGEM VALE A VIDA... ABRAÇO ROSANE TRINDADE

    ResponderExcluir
  6. Adoree a explicação...Vai me ajudar muito nos estágios de Enfermagem...Valeuu

    ResponderExcluir
  7. Falha técnica: NÃO comprimir o cateter distalmente para evitar saída de sangue! Isso pode acarretar danos ao cateter, danos a veia do paciente (flebite mecânica) e pode, dependendo da qualidade do cateter, ocasionar uma dobra que não se desfaz.

    Gabriela - Enfermagem- Unicamp

    ResponderExcluir
  8. Adorei o video, sou tecnica enfermagem, passei no concurso a pouco tempo.por favor mande o video para meu e-mail e hgsmeire@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. MUITO BOM, UM GRANDE ABRAÇO, Nil.Téc. de enf.

    ResponderExcluir
  10. ADOREI A EXPLICAÇÃO, SOU ENFERMEIRA E É SEMPRE BOM ESTAR VENDO BOAS EXPLICAÇÕES. BEIJÃO!,JULIANA.

    ResponderExcluir
  11. Já tenho doze anos que trabalho como técnico,e gostaria de fazer uma colocação importante quanto a este procedimento,visto que é bem traumatico da forma que demostra no vídeo.A agulha é apenas um guia,a ponta da borracha do catéter é fabricada anatomicamente para percorrer o interior do vaso,não sendo nescessário infiltrar a agulha por completo.apenas coloca-se a ponta e a borracha deslisa pelo interior da veia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTE PROFISSIONAL TA TECNICAMENTE PREPARADO E UM OBSERVADOR PLENO, O JELCO DE SILICONE DESLIZA SOBRE A PERTE INTERNA DA VEIA APÓS A ENTRADA DO BISEL, NEM PRECISA INTRODUÇÃO TOTAL.PUNCION VEIA A MAIS DE 15 ANOSL. CUIABA MT;

      Excluir
  12. Brutal!!!
    Muito bem explicado!

    ResponderExcluir
  13. Achei péssimo o video de aspiraçao e limpeza de um recem-nascido, o pediatra pega o estetoscópio com o pé, e a técnica com a mesma luva que recolhe o material sujo, pega no bebe novamente. Cadê a proteção de contaminação.
    Adriana

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do blog e dos assuntos que são abordados aqui...

    Parabéns!

    ♥ http://pacientesensinam.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  15. gostei muito desse blog é muito importante pra pessoas da área da saúde
    bjosss

    ResponderExcluir
  16. adorei os videos e as explicacoes!seria possivel me mandar tudo sobre as tecnicas de procedimento de enfermagem? meu estagio comeca nesta sexta feira,e estou muito insegura sobre as tecnicas que aprendi na teoria!1se for possivel me mandar todas as tecnicas eu ficarei muito grata!que deus abencoe todos que contribuiram com estas explicacoes!!espero responta meu email e :jaine1970@hotmail.com bjs..

    ResponderExcluir
  17. Excelente explicação!!! Gostaria de obter mais vídeos explicativos,se possível.Grata.

    ResponderExcluir
  18. Gostei da explicação, passo-a-passo, sou estagiário de Enfermagem e posso dizer que me sinto mais confiante depois de ver esse vídeo.

    Parabéns ao autor!

    ResponderExcluir
  19. obg pelas as informaçao

    ResponderExcluir
  20. Algumas críticas construtivas:
    No inicio da fala faltou dizer lavar as mãos;
    Na assepsia está sendo usado o mesmo lado do algodão, onde o correto é sim fazer neste sentido, no entanto mudando as faces do algodão;
    Na identificação, acredito que sempre é importante por o nome de quem realizou a punção.
    Mas o vídeo está muito explicativo.

    ResponderExcluir
  21. Adorei o video, pq me trouxe informação sobre o curso de técnico em enfermagem, me manda mais conteúdo. suelen_rondon@hotmail.com bjossss

    ResponderExcluir
  22. GOSTARIA DE SABER COM PUNCIONAR MEMBROS SUPERIORES EM PACIENTES JÁ EM ESADO DE ANASARCA?

    ResponderExcluir
  23. Faltou identificação de quem puncionou

    ResponderExcluir