sábado, 4 de abril de 2009

Anatomia


Anatomia (do grego antigo ἀνατομή [anatome], "seccionar") é o campo da biologia que através da dissecação e aplicação de outras técnicas, estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano, revelando sua organização. Pode ser dividida em duas disciplinas: a anatomia setorial, regional, ou topográfica do corpo humano e a anatomia sistemática descritiva.

Anatomia setorial → divide a estrutura corpórea em grupos: cabeça e pescoço, membro superior, tórax e abdômen, coluna vertebral, pelve e períneo e membro inferior.

Anatomia sistemática → divide a estrutura corpórea em sistemas: cardiovascular, digestório, endócrino, imunológico, tegumentar, linfático, muscular, nervosos, reprodutor, respiratório, ósseo e excretor.

A análise setorial anatômica consiste no conhecimento da exatidão das formas, da posição, tamanho e relação entre as demais estruturas.

Do ponto de vista morfológico trata-se de uma ciência com interesse em descobrir as origens e causas que levam à formação humana, com fundamento aos conhecimentos de embriologia, biologia evolutiva, fisiologia e histologia.
(Extraído do site Brasil Escola e Wikipedia)

Por falar em anatomia, este é um link, na minha opnião, de um dos melhores sites que falam de anatomia humana. Com imagens em 3D e conteúdo teórico de fácil entendimento.
O autor do site se chama Daniel César. Inclusive, gostaria de dizer que sei que a reprodução é proibida sem sua autorização, por isso colocarei somente o link para servir de fonte de pesquisa aos estudantes.

Link - www.anatomiaonline.com

Cálculo de gotejamento


Nós da enfermagem devemos ter alguns conhecimentos que são de extrema importância em nosso dia a dia. Entre eles podemos citar o cálculo de medicação.
Algumas drogas tem sua dose terapêutica muito próxima da dose letal, por isso temos que ter um cuidado redobrado no aprendizado desses cálculos.
Achei estes sites que contêm, cálculo de medicação, gotejamento de soro, vias de administração para que você possa ter mais uma fonte de informação a respeito do assunto.

Vias de Administração (em ppt)