quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cuide dos seus sapatos

Plástico: para evitar odores, lave os calçados semanalmente. Use sabão de coco e água gelada. Guarde quando eles estiverem totalmente secos.

Tênis: não lave quando há mistura de materiais, como couro e camurça. Limpe com pano úmido. Encha-os com bolas de papel para absorver a água e evitar deformações.

Crôco e cobra: couros texturizados retêm a poeira facilmente. Após o uso, limpe com uma flanela seca. Para evitar o ressecamento, engraxe ao menos uma vez por mês.

Camurça
: use uma escova de cerdas mistas (aço com náilon ou piaçava) para tirar o pó. Se estiverem molhados, não escove, pois pode manchar.

Couro: Limpe com flanela ou escova. Hidrate com graxa ou pomada na cor da peça. Guarde-os com meias por dentro para manter a forma.

Verniz: Remova manchas com um pano úmido e, para lustrar, passe pomada ou uma gota de manteiga derretida. Com pano seco, retire o excesso.

Botas: Para guardá-las sem deixar os canos marcados, usar uma revista enrolada dentro da peça e deixá-la aberta. Isso sustenta os canos, principalmente os médios e altos. “Nunca use jornais, pois eles soltam tinta e podem manchar”.

Manequim